Sábado, 18 de Junho de 2011

Caminhar tonifica o nosso coração e pulmões, e muito importante para aumentar a estrutura muscular e fortalecimento dos ossos. Muito bom também para o bem-estar físico e psíquico.

Andar a pé regularmente é um óptimo investimento para a saúde:

-Reduz o risco de doença das artérias coronárias e ataque cardíaco

-Estabiliza mais a tensão arterial

-Ajuda a reduzir o colesterol e triglicerídeos

Eliminando o excesso de gorduras do nosso organismo, controlando como é óbvio o excesso de peso

-Diminui a incidência de risco do cancro do intestino

-Baixa o risco de contrair diabetes

-Endurece e tonifica a estrutura dos ossos e articulações, combatendo a osteoporose e doenças reumáticas.

-Aumentando a força muscular e a flexibilidade de toda a estrutura músculo-esquelética, há diminuição do risco de quedas
-E mais, oferece-nos bem-estar psíquico e qualidade de vida.

 

Para melhorarmos a saúde no contexto físico e psíquico, sentirmo-nos em boa forma, controlando o excesso peso e por vezes recuperar do stress quotidiano, caminhar certamente vai ajudar.

Actividade fácil, sempre à disposição e adapta-se a qualquer indivíduo que possua as faculdades naturais dos movimentos coordenados dos membros inferiores.

Além de mais é provavelmente o desporto mais barato.

Quem anda a pé vai viver certamente com mais e melhor saúde. Praticar regularmente exercício físico ou desporto, como a caminhada, está em relação directa com a redução das taxas de mortalidade e de morbilidade, seja nos adultos de meia idade ou nos idosos.  
Comparando com pessoas sedentárias, os que caminham têm muito menos risco de desenvolver doenças da circulação arterial ou do coração.

 

Caminhar, mantendo-se em forma, trás mais vantagens:

-Menor probabilidade de quedas com as consequentes lesões na estrutura ossea como caso da fractura do colo do fémur, pois que a densidade e dureza os ossos está bem mais aumentada

 -Menor susceptibilidade em ter lesões articulares ou ligamentares, dado que as articulações têm mais tonos e os músculos estão mais fortes. Os ligamentos e tendões têm mais flexibilidade;

-Controle do excesso de peso corporal através do consumo da gordura excedentária

-Melhor qualidade do sono

-Menos susceptibilidade à depressão e ansiedade.

 

O excesso de peso controla-se muito melhor com a marcha diária 

O controlo do excesso de peso e aumento da massa gorda, é possível através do equilíbrio entre as calorias adquiridas através da ingestão de alimentos e as calorias consumidas na actividade física, tal como caminhar. Sendo assim, para reduzir a gordura em excesso, há que aumentar a prática de actividade física (aumentando assim o consumo energético) reduzindo também as calorias ingeridas através de uma alimentação mais equilibrada.

A prática de caminhadas de 40 a 60 minutos por dia, constitui já uma condição certa para perder peso e aumentar as capacidades cardíacas e respiratórias, assim como diminuir os diversos factores de risco de doença cardiovascular.
Esta prática tem a vantagem de ser motivante, não possuindo o risco dos ginásios que é a saturação de muitos ao fim de algum tempo.

 

O bem estar psíquico é muito evidente em todos os que praticam caminhadas

Caminhar, proporciona a libertação de mediadores químicos cerebrais, as endorfinas que melhoram o bem estar psíquico, controlando melhor a depressão e ansiedade, com repercussões positivas no humor. Caminhar, mais propriamente ao ar livre em contacto com a natureza, e porque não, em grupo de amigos, transmite mais motivação, mais descontracção e diálogo social.

 

Para ser bem sucedida, na prática da caminhada é importante:

-Levar água

-Ir apetrechado com uma pequena quantidade de alimentos ricos em calorias, fontes energéticas, para combater alguma sensação de fraqueza (hipoglicémia - baixa do açúcar no sangue) que possa surgir; o caso de cereais, bolachas ou fruta;

 -Calçado e roupa adequado. Sapatilhas específicas que tornam as caminhadas mais confortáveis evitando lesões. Usar sempre meias, porque além de absorverem a transpiração, evitam certas lesões dos pés, como o caso de feridas traumáticas e a formação de bolhas. As calças devem ser soltas para não dificultarem os movimentos,  protegendo também as pernas dos arranhões provocados por ervas ou silvas.

-Chapéu e óculos de sol, se for necessário.

-Telemóvel ligado, caso surja algum imprevisto 

-Máquina fotográfica ou de filme para captar imagens de realce que surjam ao longo da viagem, o que exige e ao desportista uma observação atenta da paisagem do percurso  (sendo assim também, um factor motivante ao exercício). 

 

 



publicado por valores-do-douro-sul às 08:51 | link do post | comentar

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