Filmes em FullHD
Lugar propício a eventos tradicionais ou espetáculos regionais, a Lapa ou a zona histórica da vila de Sernancelhe, serão talvês os locais que elejo neste meu concelho de Sernancelhe, pela simbiose perfeita entre arquitectura granítica envolvente, representativa do passado histórico e religioso do concelho, e toda a magia envolvente que transmite ao visitante um retrocesso aos tempos medievais e à época em que os jesuitas povoavam e ensinavam estas populações.
Penedono, com o seu castelo medieval e uma preservação muito agradável de todo o espaço envolvente, é nesta vila, mesmo ao nosso lado, um espaço também muito convidativo à recepção de visitantes e realização de eventos com caris medieval.
Desço então ao concelho de Tabuaço: aqui elejo a aldeia de Barcos, antiga sede de concelho como o local mais imponente da circunscrição de Tabuaço, propício a sala de visitas, e percorrendo a zona mais antiga, sente-se um ambiente medieval, por toda a conjuntura dos edifícios históricos que se visualizam.
Mas, aqui, além da magia medieval que se pressente pela interferência do casario antigo, que remonta à época em que os Árabes povoaram este território, também se sente na sua população algo de diferente nas suas personalidades: simpáticas, acolhedoras e muito orgulhosas de todo o seu património.
Talvês pela sua cultura do passado, estão muito bem organizados em associativismos culturais e uma maioria faze parte dalguma organização, seja do grupo coral da Igreja, do grupo de cantares de Barcos, do grupo de Bombos, enfim...
A população é muito devota, vive os principais eventos do calendário cristão, chegando mesmo a representar ao longo do ano, cenas vida de Cristo, como a Via Sacra, apresentações de elevado nível artístico.
E é característica que admiro também neste povo: a capacidade de se organizar e realizar eventos teatrais, direi, de qualidade profissional, feito por Barquenses e para a população de Barcos.
Na retaguarda observamos homens inteligentes e muito impulsivos, gente com talento organizacional e arte, e mais, uma alegria nata destas pessoas, que estará provavelmente gravada no código genético da alma do Barquense.
Barcos, recebeu dia 16 e 17 de Outubro o seu festival das Vindimas, que não sendo de estranhar, foi um êxito.
Uma festa que como é óbvio, teve grande participação da população de Barcos e grupos de cantares da região.
Interessante a magnífica apresentação teatral "a Lenda da Princesa Ardínea" representada pelo grupo de "Teatro Amador de Tabuaço" e uma meia centena de figurinos, todos habitantes da aldeia, tendo como cenário toda a zona histórica de Barcos.
A filosofia da sociedade de Barcos, as sua pessoas e valores institucionais, são exemplo para muitos de nós, é o símbolo duma aldeia do interior do País plena de vida, vitalidade e iniciativas.
É uma comunidade que valoriza a arte e a iniciativa cultural do seu povo e amiga dos seus amigos.
Neste caminho vai longe: de certo, quando o turismo cultural subir Douro acima, esta comunidade já possui as principais infraestruturas às mais diversas iniciativas culturais e recreativas para receber bem o turista ou visitante.
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias