Desde visitantes, aos que se deslocam sazonalmente para as vindimas, ou mesmo grandes intelectuais como Poetas e Escritores, o Douro é fonte adequada e inesgotável de reflexões, decisões ou mesmo inspirações.
A cada quilometro de percurso vão surgindo os mais fascinantes e interessantes cenários, a causar uma vibração dos sentidos aos mais desatentos.
Sábado 17 de Setembro, o destino de hoje é a Quinta do Panascal, Tabuaço, que está sob uma intensa azáfama, pois está em período de vindimas.
Inicio a apresentação deste filme de 8 minutos com a passagem do comboio do Douro por terras de Sabrosa, composição traccionada por uma máquina a vapor e carruagens de madeira.
A linha do Douro, também ela dum romantismo envolvente, desenvolve-se na sua maior parte junto à margem do Douro, caminho de ferro simbólico, dinamizador de toda a região Douriense, cuja conclusão terminou em finais do século XIX. Tem uma extensão de 203 quilómetros, ligando o Porto a Barca de Alva. Notável obra de engenharia para a época, com vinte e seis túneis e trinta pontes, e estas confeccionadas nas Oficina de Eiffel.
Mas vamos subir então à Quinta do Panascal, localizada na margem direita do Távora perto da foz do Douro.
Aproximando-nos, visualizamos um vai e vem de carrinhas com pequenos contentores cheios de uvas, a descarregar no lagar da quinta.
É que estamos em Setembro, o mês em que o Douro celebra o ritual das colheitas das vindimas.
Por todo o perímetro da quinta há um fervilhar desta actividade, impressionando no ar o aroma da uva, a mesma que depois de tratada se transforma num dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Porto.
Vinho, fruto dum penoso trabalho das gentes da região, que, horas a fio sobem e descem os socalcos dos vinhedos elegantemente plantados desde a margem do rio aos pícaros mais altos dos montes.
É aqui nas vindimas que rapazes e raparigas vindos das aldeias anexas para a apanha da vinha, tantas vezes sentem o ambiente propício para namoriscos ou futuros relacionamentos.
A quinta do Panascal, altiva sobre o Távora, oferece uma paisagem monumental sobre o vale e montanhas de Tabuaço.
Envolvente por vinhas em socalcos, os miradouros que circundam a propriedade contagiam com o romantismo da paisagem, visível a muitos quilómetros.
Neste período de Setembro tivemos a oportunidade de assistir à chegada das uvas e o pisar destas nos lagares.
Vale a pena uma visita a esta quinta, ainda mais que o Encarregado desta recebe os visitantes com uma simpatia ímpar
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias