Ao longo do percurso, contornando montanhas e declives, o Douro vai encantando as margens, seduzindo todos que por lá passam.
Dos vários miradouros situados no cimo das montanhas, observam-se paisagens deslumbrantes, múltiplos cenários da natureza e mais outros que se imaginam.
Contornado a marginal observa-se o serpenteado da linha férrea do Douro, e de quando em quando uma estação de comboios. No Pinhão, visualiza-se a mais bela estação que o rio beija, entregue a fatalismos e memorias românticas.
Nesta vila, no cais e marginal, os residentes cansam-se do movimento dos barcos de cruzeiro cheios de turistas, atentos às paisagens, com olhares seduzidos.
As quintas que se visualizam ao longo do Douro vinhateiro, perfumadas de laranjais, vinhas e olivais, eram até algumas décadas atràs, causa de invejas e cobiças. Cada feitor procurava alindar mais e mais o seu território com a construção de novos socalcos e mais plantações, conquistanto terreno fértil à aridez e pedras xistosas..
O brilho da luminosidade quimérica do Douro, a enigmática luz das águas, cria na câmara fotográfica fantásticas imagens conforme se visualizam nos filme do post.
As fotografias transmitem a real magia que se vive no local, desde o constante espelho das águas, à visualização lá do alto das colinas, os santuários a abençoar as gentes que por lá vivem e os miradouros a vigiar dia e noite a imensidão de paisagens.
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias