Animar as nossas aldeias e reencontro de amigos são as principais ambições das nossas populações para os calorosos Verões.
Verões começando com o São João em Junho, e terminando em finais de Setembro com as vindimas, sendo para nós beirões “os melhores do País”.
Altura que melhor proporciona aos conterrâneos e visitantes das nossas aldeias, as férias de Verão estimulantes e reparadoras.
Encontramos ao longo de todo este período, uma série de iniciativas, desde as festas dos Santos Padroeiros nas várias aldeias, à música, gastronomia e artesanato, não esquecendo a visita ao extenso e rico património histórico e paisagístico presente.
Nas férias de verão, as aldeias ganham vida, alegria, cor, som e muita animação.
Jovens e adultos confraternizam e vivem momentos inesquecíveis que constituem as memórias das férias.
As Comissões de Festas das localidades empenham-se em proporcionar momentos únicos e inesquecíveis.
Organizam programas diversos ao agrado do pequenos e graúdos.
Bailes animados por conjuntos musicais, espectáculos de pirotecnia, bandas de música a percorrer a aldeia inteira, obviamente são momentos muito aguardados.
A procissão com os andores e músicos, constituem sempre o apogeu das festas.
A apresentação do Grupo Folclórico, Associação de Moure da Madalena foi exibida no passado Verão nas festas de Farminhão, freguesia situada na parte sul do concelho de Viseu, confrontando-se com vizinho de concelho de Tondela.
Farminhão, que em finais do século XIX foi contemplada com a passagem do ramal estreito da linha férrea do Dão, a ligar a linha da Beira Alta a partir de Santa Comba Dão, a Viseu.
Concerteza que o caminho de ferro ajudou ao crescimento da aldeia e a consequente transformação cultural e social, resultante da quebra do isolamento.
Hoje para muitos de nós, visitantes, Farminhão volta a ser muito conversado e percorrido, visto que faz parte do trajecto do roteiro dos passeios de bicicleta entre Viseu e Santa Comba, pela adaptação da antiga linha do comboio à moderna “ciclovia do Dão”
O agradável Grupo Folclórico - Associação de Moure da Madalena é oriundo da aldeia de Moure de Madalena, Campo da Madalena, outra freguesia de Viseu.
Grupo pertencente a uma associação social cultural local, tendo como filosofia estimular e incentivar a comunidade, em especial os mais jovens na participação e conhecimento dos usos e costumes do passado, tão importantes para a sua maturação. Boa fonte de ligação às várias faixas etárias da população, e aos diversos grupos culturais e profissionais da agremiação.
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias