Encontrando-me por Terras de Penedono com a apresentação Rancho Folclórico local, e tendo-me apercebido que a população local possui um brio e orgulho pelos seus valores culturais, apresento um pequeno extracto da peça que filmei em Julho de 2008 relativo ao evento "Feira Medieval de Penedono 2008", já que o possuia em arquivo, e vale bem a pena a sua divulgação.
Penedono, em finais do século XII já pertencia à coroa dos Reis de Portugal. Foi em 1195 que D. Sancho I lhe outorgou carta de foral, com os consequentes privilégios para a população, em especial aos cavaleiros vilãos. D. Afonso II em 1217 confirmou o foral. O último foral data de 1512 do tempo de D. Manuel I.
Em 1708 chegou a pertencer à comarca de Pinhel, possuindo na altura Casa da Misericórdia, Hospital, 5 ermidas e 7 freguesias.
Na segunda metade deste século passou para a comarca de Trancoso.
Enfim, Penedono desde a independência de Portugal viveu sempre num contexto cultural muito interligado à história de Portugal.
E a prova é o património arquitectónico secular que a Vila possui, pouco alterado com as modernas arquitecturas, propiciando ao visitante um ambiente medieval.
E neste ponto expressa-se mais uma vez o brio que população de Penedono tem em repeitar criteriosamente a arquitectura medieval e o traço granítico em toda a zona histórica da Vila.
A Feira Medieval de Penedono, um evendo que se tem vindo a realizar no últimos anos, na zona histórica da Vila resgata a "vivência quotidiana medieval" e preserva a forma medieval de acabamentos de estruturas arquitectónicas no local.
Quem percorre todo o ambiente e espaço por onde se realiza o evento, fica com a sensação momentânea de viver num imaginário medieval mas de vertente popular.
Os mendigos, comediantes, comerciantes, os espectáculos de rua, o combate de esgrima, o malabarismo com fogo o assalto ao castelo, enfim, toda esta coreografia reforçam a todos os visitantes o ar de suspence, de misticidade, de vitalidade e sonoridade que se vivia na época medieval.
Certamente que no final, e na mente dos cidadãos de Penedono, o orgulho da sua história se eleva mais, este tipo de iniciativas, mais lhes aumenta o ego e sem dúvida que o nome da terra e a atracção turística é reconhecida por muitos outros.
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias