A Linha do Douro é a obra de arte ferroviária mais imponente de Portugal, caminhando lado a lado com o rio Douro desde Mosteirô até Barca de Alva, fronteira com Espanha, porém encerrada a partir do Pocinho. Ao longo do seu trajeto (mais de 200 Km) a linha contorna escarpas e montes, passando sempre por paisagens de beleza e contemplação, que só "in vivo" é possivel relatá-las.
Impressionante obra de engenharia para o Século XIX, exigndo a construção de 30 pontes e 26 túneis para ultrapassar todas as barreiras e irregularidades do acidentado percurso.
Há muitos acidentes de terreno, rochedos e afluentes de rios após a Estação do Tua.
E é precisamente em Arnozelo, que apresento neste post, que é bem visualizado o percurso do Douro, com a linha férrea caminhando em paralelo, repleto de abismos e precipícios graníticos.
Denota-se a linha férrea, aonde cheguei depois de descer um longo despenhadeiro, por onde caminhei cerca de 300 metros, dando para observar todo o explendor da sua linda obra com três túneis seguidos e uma imponente ponte metálica da época de Eiffel que apresento.
Vale a pena visitar Arnozelo, pequenina aldeia do concelho de Foscôa, e apreciar a partir do seu Miradouro, debruçado sobre o Douro, um dos mais impressionantes cenários do Douro, onde o encanto e o silêncio se completam.
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias