As várias linhas aferentes ao Douro, nomeadamente a linha do Tua e Corgo, a extensão da linha do Douro até Barca de Alva, de potencial turístico ímpar, estão já na consciência e organização de opiniões, com vista a uma reabertura, havendo movimentações com esse desejo.
Existem ainda equipamentos antigos de tracção a vapor, que podem ser colocados em movimento, fornecendo ao público, num percurso, a oportunidade de descobrir além das paisagens, as técnicas de tração hoje abandonadas, e que seduzem centenas de entusiastas.
Que agradável é viajar no comboio a vapor, pois além do prazer da viagem, somos levados ao mundo do romantismo e nostalgia.
A prova é que, quando no Verão circula o Vapor da Régua ao Tua, visível nesta apresentação, há uma imensidão de gente desejosa em observar e ser conduzida por um verdadeiro museu vivo a possuir a autenticidade em movimento.
Foi a expansão rodoviária com boas estradas e acessibilidade dos veículos automóveis à população, que colocou o transporte ferroviário das pequenas vias em decadência; para a sua sobrevivência há que aclamar
“viva o turismo”.
O turista para gozar em pleno do bem estar o que as paisagens ferroviárias oferecem, separando-se do seu automóvel, entrega-se relaxadamente ao itinerário do comboio.
É importante que as várias estações do percurso, estejam munidas de ambiente turístico, com espaços de restauração e lojas comerciais com produtos regionais ou recordações locais.
É bom que o turista possa ser transportado a uma das muitas pitorescas aldeias ou vilas da proximidade.
A animação envolvente ao comboio turístico torna-se muito importante, com grupos musicais populares a a tuar no percurso da viagem, ou então a apresentação de cantares ou folclore local em estações alvo.
É este o panorama observado no comboio histórico do Douro, que apresento no filme em anexo
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias