Cultura e etnografia.
Os costumes, religiosidade, arte e tradições da Pátria Lusitana.
Valores da população que brota identidade, regras civilizacionais e
Denota-se o Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães com uma individualidade musical muito agradável e uma óptima apresentação Observei e gravei o seu trabalho apresentado em Junho de 2008 na Vila de São João da Pesqueira, na sua Feira Etnográfica.
Impressiona a primeira abordagem ao observar este conjunto harmonioso de artistas. O Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães recebe os seu baptismo de inspiração nas fontes originais da tradição do território Douriense. E assim cumpre o seu dever de reforçar o elo de ligação entre as várias gerações, recriar com cânticos, trajes e música a essência dos cantares populares da região do Douro, numa apresentação verbal atractiva e sedutora às gerações actuais. Pena é que muita da juventude actual se sinta ainda influenciada pelo imediatismo globalizante das músicas internacionais e descontextualizadas dos nossos valores e cultura. Provavelmente uma distracção transitória; mas talvez esta forma de actuação tão sentimental e viva, vá de encontro ao coração destas novas gerações.
Existem factores que distinguem com valor dignificante a missão deste grupo: - a evidente dimensão regional da sua intervenção cultural - a escolha dos temas, incidindo essencialmente sobre o rio Douro, o trabalho da vinha e os trabalhos rurais - a curiosa espontaneidade e alma com que interpretam as canções, com o caso das lendas do rio Douro.
Enfim, é de louvar todos aqueles que, de qualquer modo que seja, valorizem toda esta variedade de temas, contos e canções, que os antepassados cantavam no seu árduo trabalho campestre. Os nossos jovens iram em breve entender que para além dos cantos saudosos, nostálgicos e religiosos do povo mais profundo, toda a região do Douro possui o seu património popular muito sui generis, que testemunha a força silenciosa do interior do País, tão sentidamente descrita por Miguel Torga e cantada por estes grupos de verdadeiros artistas.
Grupos como este "Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães" e o também já apresentado neste blog "Grupo Coral de Barcos – Tabuaço" enobrecem extraordinariamente a voz do povo duma região que, através da música tem conquistado terreno fértil para o seu bem estar do dia a dia, da sua solidão e interioridade, enfim, de todo o seu sofrimento.