BARCOS, Aldeia Vinhateira do Douro, concelho de Tabuaço, realiza anualmente em tempo de vindimas, o conhecido “Festival da Aldeia Vinhateira” que valoriza a sua localidade, atraíndo vizinhos e turistas.
Povoação situada no enquadramento territorial da realidade do Douro vinhateiro, possui vasta área da cultura da vinha, com história a ela associada.
Em Barcos, contemplada pelo programa «Aldeias Vinhateiras» foi recuperado e valorizado o património histórico, e assinaladas também as artes tradicionais. A realçar, as paisagens da aldeia, das vinhas e dos socalcos.
É também uma aldeia distinguida pelo seu patrimonio monumental ímpar de características muito típicas. A destacar também as suas artes endógenas populares e a cultura anciã evidenciada nas festas e romarias.
Depois do programa de recuperação onde se resguardou e recuperou o imenso património, criaram-se as melhores condições para o bem estar da população local e valorização de todo o potencial turístico.
Existe ao longo do ano, nas suas festividades religiosas e culturais uma afirmação de muito nível na expressividade artística da sua população, sendo portanto um valor turístico a referenciar em programas de destinos culturais, religiosos e paisagísticos.
E foi na festa vinhateira de Barcos de 2014 que a apresentação de temas musicais do cancioneiro português foi exibida pelo seu “Grupo de Cantares” que se demarcou com muita expressividade e animosidade, percorrendo o espaço histórico da aldeia.
Este grupo que canta a música popular e folclórica, é já um símbolos identidade e referência artística da aldeia.
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias