A cultura tradicional portuguesa neste nosso interior beirão está a resistir firmemente aos novos tempos, todavia com grande trabalho pela frente, para que hoje e no futuro se recordem as raízes das nossas populações.
Actuação do Rancho Folclórico do Vilar - Moimenta da Beira na tarde de 13-09-2008
Os gritos e as vozes das crianças que salteiam entusiasmados no largo do recinto das festas de Riodades, são abafados com a música e cantares de chegada ao palco dos elementos do Rancho do Vilar.
A alegria e o desejo duma boa actuação, foram as notas dominantes da pauta naquele preciso momento.
E as expectativas foram alcançadas: por uns bons 60 minutos o palco do recinto viveu verdadeiros momentos de cantares e danças verdadeiramente contagiantes.
A associação cultural do Vilar " Associação cultural rio Távora" soube desenvolver um trabalho exemplar de pesquisa, recolha e reconstituição, na ciência da etnografia e folclore, tornando-se numa verdadeira representante da aldeia.
O folclore na verdade abrange toda a cultura cuja fonte de origem é a popular, desde os contos, às adivinhas, lendas, passatempos, tradições, jogos e mesmos rezas. São geralmente os mais idosos a principal fonte de todo o património desta cultura de matriz popular
Este Rancho Folclórico supervisionado em 2008 pelo cidadão Helder, hoje fundido com a outra associação da mesma aldeia, identifica-se com boa precisão nesta área geográfica beirã rural, com influência do vale do Távora. Uma representação muito próxima da autenticidade de há umas boas dezenas de anos atràs, a cultura típica transmitida pelas várias gerações anteriores.
O Sr. Helder, foi a figura dominante deste agrupamento, conforme podemos visualizar nos filmes. Vivia intensamente para o sucesso e nível do seu Rancho, porém por força das necessidades económicas, teve de emigrar para a Suiça onde habita atualmente.
Foi um dos Homens que procurou salvar, recuperar e divulgar o antigo património cultural, de modo a que os vindouros, se orgulhem de ser verdadeiramente portugueses e capazes de manter as suas raízes culturais inseridas na herança social que o passado legou.
Os valores do passado e os costumes dos nossos antecedentes são o pilar mestre da identidade de uma cultura. E há-que gostar e estimar os valores que se conhecem profundamente.
"grupo de cantares de s. miguel"
1985 - comunhão em vila da ponte
a estação de caminhos de ferro do vesúvi
aguiar da beira desfile etnográfico
aguiar da beira feira atividades economi
associação de acordeonistas do távora e
banda filarmónica de nagoselo do douro
cantadores de janeiras de s. marta de pe
comboio da rede à quinta das carvalhas
comboio do douro foz do távora
comboio do douro quinta da romaneira
comboio no ferrão; vapor no ferrão; vapo
comunhão solene vila da ponte 2008
grupo de cantares de constantim
grupo de cantares de vila real
orquestra ligeira câmara tarouca
Notícias